Mostra Literária

Escrito por Mkt on . Posted in Projetos Pedagógicos

O projeto tem como principal objetivo fazer com que o aluno se interesse pela literatura e por qualquer manifestação de arte que venha dela.

Desde o início de cada ano, damos início aos trabalhos que culminam na Mostra Literária. Nesse momento, os professores de literatura escolhem um autor que melhor se identifique com a faixa etária de cada turma para a leitura e estudo da obra.

 No decorrer do ano, os professores do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, passam atividades pertinentes às leituras e, ao final, como fechamento do projeto, os alunos desenvolvem uma Mostra Literária como as atividades que tenham relação com ao universo que o autor retrata. Esse é um momento muito importante para que nossos alunos compartilhem os valores de criatividade e expressem, através de poesias, jograis, coreografias, esquetes, histórias em quadrinhos, cordel, teatro, dramatizações, músicas, slides, leituras, desenhos, cartazes, redações, palestras e tantas outras formas de interatividade o potencial de arte e cultura que podemos encontrar nos livros, nos autores, na vida!

Os alunos poderão usar o espaço da quadra de esportes, e as próprias salas de aula para as oficinas e apresentações, com ou sem cobrança de ingressos do tipo alimentos não perecíveis, desde que, voltados a obras sociais. 

Nesse dia, fica proposto o seguinte formato de apresentação: 

• Os alunos que apresentarão painéis, cartazes, murais, etc (trabalhos previamente elaborados), utilizarão todo o tempo do evento para sua apresentação.

• Os alunos que apresentarão danças, teatros, jograis, etc.(trabalhos a serem desenvolvidos no ato da apresentação), terão estipulada uma quantidade de apresentações durante o tempo do evento e, condicionarão o acesso aos alunos da escola às apresentações mediante a ingressos pré-estipulados sob forma de doações para entidades sociais. 

Teremos então, oficinas acontecendo o tempo todo, ao mesmo tempo uma programação de apresentações alternadas.

Num clima de respeito, organização, solidariedade e atitudes de colaboração, todos participam desse momento que reúne a comunidade escolar.